BREVE HISTÓRICO DO CORAL CANTABILE

    O início: em 1987 por iniciativa da empresa Degussa, unidade de Guarulhos/SP, é formado o coral DEGUSSA, tendo como regente o maestro Antonio Thomas Chebel. A idéia foi levada ao escritório central em São Paulo e ali se formou outro grupo sob a regência do maestro Eli de Souza Gonçalves, que nesta época tinha também sob sua direção o coral INFRAERO, fundado neste mesmo ano. No mês de maio de 1988 o maestro Eli assume a regência do grupo em Guarulhos.  

    Um convite inesperado: em 1992 o coral DEGUSSA participa da solenidade de abertura do simpósio internacional de tratamento de superfícies, sediado pela Degussa o “Interfinish/92”. Um congressista do País de Gales nos convida a participar do Festival Internacional de Corais na cidade de LLangollen. Em dezembro deste ano confirmamos nossa inscrição e participamos desde então do processo seletivo, nosso coral foi aceito para participar no festival em 1994.

    Surge a Associação: no mês de março de 1994 fundamos a Associação Civil Movimento Pró Coral - sociedade civil sem fins lucrativos criada pelos membros do coral Degussa necessária para a viagem ao País de Gales. Em Julho de 1994 o coral DEGUSSA participa do Festival Internacional de Corais em Llangollen na categoria canções populares e folclóricas.

    O coral troca de nome: uma série de acontecimentos nas empresas Degussa e Infraero afetaram diretamente a vida dos corais dessas firmas, assim por determinação do maestro e integrantes remanescentes dos corais resolveu-se unir os dois corais para então surgir o coral “CANTABILE”. No ano de 1997 o coral torna-se a representação artística da A.C.M.P.C. e conta agora com participantes de toda comunidade, continuando com o apoio cultural da Degussa. Em 2001 soma-se ao apoio cultural o Colégio Guilherme de Almeida da cidade de Guarulhos/SP que cede suas dependências para os ensaios do coral.

    Segunda apresentação na Europa: Estamos em maio de 1999 participamos do Harmonie Festival’99 na cidade de Lindeholzhausen, com o nome coral “CANTABILE” levamos a música popular e folclórica brasileira para a Alemanha, onde recebemos o certificado de prata.

    O aniversário de 15 anos: considerando o ano de 1988 como o início das atividades do coral sob a regência e direção do maestro Eli, completamos os nossos 15 anos comemorados no dia 29/03/2003.

    Tivemos no ano de 2004 várias participações, destacando-se: “Encanta Santos”, “11º Encontro FUNDAP de Corais”, “2º Encontro de Corais Cantabile” e “Encontro de Corais da Cidade de Itanhandu/MG”.

    Temos também a grata satisfação de contarmos com o ingresso do Coral Alphaville Tenis Clube como associado da ACMPC.

    As atividades do coral continuam sem cessar ressaltando que somos um coro amador com repertório bastante eclético que vai desde a música renascentista até a atual, tendo como prioridade a música folclórica e popular brasileira.

Curtir o Coral no FaceBook